O serviço de apoio a toxicodependentes, assegurado pelos Centros de Apoio a Toxicodependentes (CAT), nomeadamente em Braga e Viana do Castelo, poderá vir a ser implementado no Centro de Saúde de Barcelinhos, em Barcelos. A intenção foi já confirmada pelo presidente da Câmara Municipal, Fernando Reis, na última sessão da Assembleia Municipal, embora a probabilidade tenha sido desde logo contestada pelos deputados da CDU.
"A Câmara não tem qualquer responsabilidade na determinação do local onde estes doentes vão ser atendidos. É um serviço que entendo necessário para Barcelos e entendo que estes doentes devem ser tratados de igual forma, não me preocupando minimamente o sítio onde vão ser atendidos", disse Fernando Reis face às críticas. O protesto ganha agora mais um apoio a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária de Barcelinhos. Numa carta enviada já o presidente da Câmara, ao Governo Civil de Braga, ao CAE de Braga, à DREN-Porto, à ARS Braga e ao Ministério da Educação - a que o JN teve acesso - a associação demonstra preocupação e "total discordância em relação à escolha do local".
"Não nos parece minimamente correcto pôr a funcionar um CAT com os conhecidíssimos problemas, transtornos e constrangimentos que isto acarreta para as populações, junto a uma escola secundária, escola primária e jardim de infância, ou seja, num local que é frequentado diariamente por mais de mil crianças e jovens", pode ler-se no comunicado assinado por João Ferreira.
A Casa de Saúde S. João de Deus, em Barcelos, chegou a ser a hipótese avançada pela vereadora da Acção Social, há cerca de meio ano, para instalar este serviço. Entre os quatro motivos enunciados para exigir que a localização do serviço de CAT seja repensada, a Associação de Pais sublinha que a zona onde vai ficar implementado "não está minimamente servida por transportes públicos, ficando a paragem mais próxima, a cerca de 300 metros do referido local, com passagem obrigatória pela Escola Secundária de Barcelinhos".
Noticia no JN, no dia 30/11/2005,
Noticia no Publico de 05/12/2005,
Jornais e Rádio locais de Barcelos,
Jornais Regionais do Minho,
Entrevistas à Televisão...
Comentem... Isto ainda vai dar que falar e muito!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário