04 maio 2005

O PECADO DA GANZA

"Cada um é o que é, mesmo quando por vezes se comporta de acordo com aquilo que não é. E cada um é como cada qual, cada um pesa o que pesa, vale o que vale e tem a profissão que tem.
(...) A forma como continuamos a lidar com o tema das drogas é intrigante e desconcertante. Trata-se de um território povoado de equívocos, cujas razões teríamos de ir buscar à longa história da dominação ocidental sobre os costumes do Outro (...) Mas há, sem dúvida, algo de muito importante que permanece: a desproporção de um acto_ o transportar uma pequena quantidade de haxixe_ e a violência feroz da reacção penal. Foi com base em desproporções semelhantes que, na época medieval, queimámos pessoas acusadas de bruxaria. O absurdo não é distinto do que se está a passar com Ivo Ferreira no Dubai_ o caso mediático da última semana, em que o realizador, de 29 anos, se encontra preso há um mês por indícios de consumo de haxixe (naquele país, um crime que pode ter pena superior a quatro anos de prisão). É necessário termos consciência daquilo que está em causa: um charro não lhe causou, a ele. não causou a ninguém, qualquer dano. O dano, esse sim real e objectivável, causaram-no as autoridades em acreditar na sensatez das leis e das instituições."
- Luis Fernades - Professor da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação do Porto

Este texto vem publicado no jornal Público de hoje e não resisti em fazer o post de hoje à volta dele. Se acham que o Ivo está inocente ou se o quiserem assinar podem fazê-lo em
http://www.petitiononline.com/ivo2005/petition.html


Sem comentários:

Enviar um comentário