"Portugal é o país da União Europeia (UE) com as mais baixas qualificações, segundo um inquérito do Eurostat hoje divulgado.
Neste estudo foram analisadas as qualificações da população em função das zonas onde habitam - densamente populosas, intermédia e fracamente povoadas. Portugal regista os mais elevados níveis de baixa instrução nos três graus de urbanização.
Nas regiões portuguesas com menos população, em 2003, 85 por cento das pessoas tinham baixas habilitações, em comparação com os 46,6 por cento de média da UE.
No estudo foi considerado como nível “inferior” de qualificação o ensino obrigatório, o “médio” engloba o ensino pós-obrigatório e o “superior” o ensino universitário.
Nas zonas intermédias, cerca de 82 por cento tinha educação "inferior" e 70 por cento estava na mesma situação nas zonas densamente povoadas.
No Reino Unido os baixos níveis de instrução não ultrapassam os 20 por cento. Grécia e Espanha são os dois únicos países da UE que se aproximam da reduzida qualificação dos portugueses, não ultrapassando os cerca de 82 por cento de população."
Estamos em pleno século XXI... a era da informação, da internet... da cultura segundo dizem... Mas artigos como este teimam em sair na imprensa... Porque será??
Sem comentários:
Enviar um comentário